Página Inicial » Acesso à Informação » Responsabilidade Social

Responsabilidade Social


A SCGÁS participa ativamente do desenvolvimento do estado de Santa Catarina, levando o gás natural a diversos segmentos da sociedade. Além disso, busca exercer sua responsabilidade social apoiando e implantando projetos que contribuam para o crescimento das comunidades onde atua. No momento, a empresa está atuando em três frentes:

Lei Rouanet

Participando do Programa Nacional de Incentivo à Cultura (Lei nº 8313 - Lei Rouanet), a SCGÁS patrocina ações de grande relevância para o fomento da cultura nas diversas regiões atendidas pela distribuição de gás natural. Este apoio é realizado por meio de Edital de Seleção Pública lançado anualmente e os recursos são disponibilizados através do mecanismo de incentivos fiscais.

O processo de seleção dos projetos segue o seguinte fluxo:

  • SCGÁS lança o edital de seleção no segundo semestre de cada ano.
  • Entidades inscrevem seus projetos, enviando-os pelo correio ou entregando na recepção da empresa, na Rua Antônio Luz, 255 – Centro.
  • SCGÁS faz a análise dos projetos, divulgando a resposta diretamente aos proponentes e no site da empresa.


Um dos projetos aprovados  foi o lançamento em agosto do site http://www.zumblick.com.br , parte integrante de um projeto que abriga ainda um catálogo impresso e um DVD com a obra deste importante artista catarinense. O projeto teve o patrocínio da SCGÁS, através da Lei de Incentivo à Cultura.

Eleito, no ano 2000, pelo voto direto e espontâneo da população, como uma das mais ilustres personalidades catarinenses do Século XX, Willy Alfredo Zumblick nasceu, em 26 de setembro de 1913, em Tubarão (SC), onde sempre viveu, e onde faleceu, com a idade de 94 anos, em 03 de abril de 2008.

Os autores da catalogação localizaram, fotografaram e estão disponibilizando ao público mais de 1.200 obras, em sete anos de pesquisa. Excluindo-se as 80 expostas nos Museus Willy Zumblick, outras 33 no Museu da Unisul, ambos em Tubarão (SC), e as inseridas em alguns livros, todas as demais jamais puderam ser contemplada pelo público porque pertencem a acervos particulares.

A produção de Willy Zumblick está catalogada no site em trinta diferentes temas, por ordem numérica-cronológica, por título, data e por acervo. Vale a pena conferir!

Fundo da Infância e Adolescência

Através do apoio iniciado em 2007 ao Fundo da Infância e Adolescência (FIA), a SCGÁS vem ampliando suas ações de Responsabilidade Social. O FIA é regulamentado pela Lei Federal 8.981/95 e tem por objetivo captar e aplicar recursos em ações de atendimento à criança e ao adolescente expostos à situação de risco pessoal e social.

Projeto Lixo Inteligente

O Projeto Lixo Inteligente foi implantado em 2002, com o objetivo de dar destino ambientalmente correto aos resíduos de papéis gerados no escritório da empresa, além de estimular a reciclagem desse material e sua transformação em produtos de utilidade para o dia-a-dia. Além disso, a SCGÁS destina às entidades beneficentes, os cartuchos e tonners usados de suas impressoras, proporcionando a estas entidades uma forma de geração de renda através da reciclagem e revenda desses materiais.

SCGÁS Companhia de Gás de Santa Catarina Rua Antônio Luz, 255 - Centro Empresarial Hoepcke - 88010-410 - Florianópolis - SC

Fone: (48) 3229-1200 • Emergência: 0800 48 5050 • FAX: (48) 3229-1230 - Nota Legal