Página Inicial » Notícias

Notícias

13/08/2019Quatro fornecedores avançam para terceira e decisiva fase da chamada pública de gás natural

Segunda fase do processo de contratação definiu critérios que levaram a escolha das melhores alternativas de suprimento para Santa Catarina

 

Após quatro meses de análise das 12 propostas recebidas pela SCGÁS na chamada pública para aquisição de suprimento, os quatro proponentes melhores ranqueados nos critérios de avaliação seguirão para a última etapa de negociações. São eles: Petrobras, Shell Brasil, Total E&P do Brasil e Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB).

 

O desenvolvimento de novos supridores de gás que tenham diversos pontos de exploração e acesso ao insumo é estratégico para o setor no Brasil, visando à formação de portfólio e garantia de entrega do produto de forma competitiva para o mercado. A SCGÁS conduziu esta segunda etapa do processo com acompanhamento de consultoria especializada para definição dos métodos técnicos e critérios adequados, considerando a busca por garantias operacionais, preço competitivo e a redução de risco de abastecimento para contratação de um novo supridor.

 

Os critérios utilizados para determinar os fornecedores que avançam para a terceira etapa da chamada pública foram sustentados por: preço (melhores ofertas), prazo para início do suprimento (abril de 2020), confiabilidade (fonte e fornecimento seguros), indexação (índice de reajuste temporal), modal (como o GNL), penalidades (take or pay e ship or pay), estratégia (possibilidade de deslitorização da oferta) e alguns pré-requisitos como, por exemplo, tempo de atuação no mercado e valor mínimo de capital acumulado.

 

A tendência é que Santa Catarina passe a contar com mais de um supridor do insumo, mudando a lógica estabelecida desde 1996. Os novos contratos serão assinados até dezembro de 2019.


Outras Notícias
Buscar por período:(dd/mm/aaaa) à

SCGÁS - Companhia de Gás de Santa Catarina

Rua Antônio Luz, 255 - Centro Empresarial Hoepcke - 88010-410 - Florianópolis - SC

Fone: (48) 3229-1200 • Emergência: 0800 48 5050Nota Legal