Página Inicial » Notícias

Notícias

25/08/2019Autoridades bolivianas pretendem vir a Santa Catarina em setembro

O Ministro de Hidrocarburos da Bolívia, Luis Alberto Sánchez Fernández, responsável pela condução da política energética do país, e representantes da estatal boliviana YPFB do setor de gás e petróleo, devem cumprir agenda em Santa Catarina no próximo mês para negociação de novos contratos de suprimento. Os encontros foram programados a partir de missão técnica realizada pelo presidente da SCGÁS, Willian Anderson Lehmkuhl, que esteve na Bolívia durante evento internacional com representantes de empresas e instituições do setor energético do mundo todo.

 

A YPFB é uma das quatro potenciais empresas supridoras que seguem na terceira e decisiva fase da chamada pública de gás natural para atender Santa Catarina a partir de abril de 2020, além da Petrobras, Shell Brasil e Total E&P do Brasil. O primeiro e atual contrato de suprimento da SCGÁS foi firmado em 1996 com a Petrobras e corresponde à modalidade Transportation Capacity Quantity (TCQ), que está vinculado originalmente ao fornecimento do gás natural da Bolívia, por meio de importação feita pela estatal brasileira.

 

Santa Catarina trabalha há pelo menos cinco anos com a tarifa de gás natural mais barata do país, sendo até 40% inferior em alguns segmentos de consumo em comparação com outros Estados. Isso se deve ao fato de a SCGÁS não ter aderido à nova política de preços da Petrobras, fazendo valer as cláusulas contratuais assinadas em 1996, diferente das demais distribuidoras do Brasil. Com o término do vigente contrato de suprimento, a tendência é de que a precificação do energético fique mais equilibrada com o restante do país. A Chamada Pública acontece para gerar concorrência entre os ofertantes e possibilitar a escolha mais competitiva e segura para atender o mercado catarinense.


Outras Notícias
Buscar por período:(dd/mm/aaaa) à

SCGÁS - Companhia de Gás de Santa Catarina

Rua Antônio Luz, 255 - Centro Empresarial Hoepcke - 88010-410 - Florianópolis - SC

Fone: (48) 3229-1200 • Emergência: 0800 48 5050Nota Legal