Página Inicial » Segurança

Segurança


Para garantir o conforto e a segurança que o uso do gás natural residencial oferece é necessário que os equipamentos e instalações de gás de sua residência estejam em concordância com as normas vigentes. Para maiores detalhes você pode consultar as seguintes normas brasileiras para instalações internas de gás natural:

NBR 15526 – Redes de distribuição interna para gases combustíveis em instalações residenciais e comerciais – projeto e execução.

NBR 13103 – Instalação de aparelhos a gás para uso residencial – requisitos dos ambientes.

Instalações

Garantir a segurança dos nossos clientes é uma das grandes preocupações da SCGÁS, portanto sempre antes de começar o fornecimento de gás natural a SCGÁS verifica todas as suas instalações.

Tais verificações são referentes as normas vigentes e tratam principalmente da adequação dos ambientes e da instalação de equipamentos de controle de pressão.

Procedimentos em caso de vazamento:

O gás natural residencial possui odorizante para facilitar a identificação em caso de vazamento. Caso você sinta cheiro de gás em seu apartamento ou condomínio, siga os seguintes procedimentos:

•    Abra portas e janelas para que haja ventilação no ambiente e o gás se dissipe mais rapidamente;

•    Verifique se o cheiro de gás provém do interior do apartamento ou de fora deste;

•    Passe água e sabão sobre o local com suspeita de vazamento e observe se há formação de bolhas. Em caso positivo, há vazamento de gás. Nunca utilize qualquer tipo de chama para realizar esta verificação;

•    Feche a válvula de bloqueio dos aparelhos a gás. Esta válvula localiza-se na entrada de gás dos aparelhos;

•    Feche a válvula de bloqueio da residência, localizada próxima ao medidor individual de seu apartamento, dentro do abrigo de medidores de gás. Este abrigo localiza-se no corredor do seu andar;

•    Não tente estancar o vazamento de modo improvisado, com cera, sabão ou outra substância;

•    Não fume no local, não ligue aparelhos elétricos e não mexa em interruptores, disjuntores ou qualquer outro equipamento que produza faíscas;

•    Entre em contato com a SCGÁS através do telefone 0800-48-5050.


Procedimento com Equipamentos:

Em casos de suspeita de vazamento, proceda da seguinte maneira:

1. Passe espuma sobre o local e observe se há formação de bolhas. Nunca utilize qualquer tipo de chama para realizar esta verificação.

2. Caso haja formação de bolhas, há vazamento de gás. Feche as válvulas de bloqueio de gás da residência e abra portas e janelas, desta forma o gás que vazou será eliminado.

Os locais mais suscetíveis à ocorrência de vazamento, e que por isso merecem maior atenção, são:

- Tubos flexíveis
- Conexões (nas uniões com os tubos
- Medidores
- Válvulas de bloqueio

Outra dica importante:

Caso tenha dificuldade em acender o forno ou um queimador do fogão, feche a válvula do equipamento e espere alguns segundos para o gás dissipar-se antes de tentar novamente.


SCGÁS Companhia de Gás de Santa Catarina Rua Antônio Luz, 255 - Centro Empresarial Hoepcke - 88010-410 - Florianópolis - SC

Emergência: 0800 48 5050 •Fone: (48) 3229-1200 • FAX: (48) 3229-1230 - Nota Legal