0800 048 5050 Fale Conosco
agência virtual

Notícias

Projeto Sistema Lages marca início de um novo capítulo de expansão na matriz energética da região

Um novo projeto de expansão da rede de gás natural terá início em Lages neste semestre. O Sistema Lages, da SCGÁS, tem como objetivo atender empresas do setor industrial, ampliar a infraestrutura energética da região e promover o desenvolvimento econômico do município. As obras devem contemplar aproximadamente 21,2 km de rede de PEAD, atendendo tanto às demandas já identificadas quanto ao potencial de novos consumidores residenciais e comerciais. O início das obras está previsto para o 2º semestre de 2025, com conclusão no final  de 2026.   

A iniciativa integra o plano estratégico de interiorização do gás natural em Santa Catarina e busca atender empresas locais dos setores alimentício, metalmecânico e de serviços, além de ampliar a competitividade regional. Atualmente, o município já conta com consumidores industriais, comerciais e residenciais conectados à rede de gás natural, e a expansão vai permitir que mais potenciais clientes tenham acesso a um combustível mais eficiente e ambientalmente mais competitivo.    

A projeção é que novos consumidores industriais e de mercado urbano passem a ser atendidos nos próximos meses, garantindo maior segurança energética e incentivando a instalação de novos empreendimentos no município. Levantamentos de mercado identificaram 28 potenciais clientes comerciais, com consumo potencial de 23,300 m³/mês. A expansão também permite atendimento a residências e novas construtoras. 

Antes da conclusão do projeto Serra Catarinense, Lages contava com uma rede local abastecida por Gás Natural Comprimido (GNC). Com a nova infraestrutura, a cidade e os municípios vizinhos terão acesso contínuo a uma fonte de energia moderna e segura, que reforça a matriz energética da região e contribui para o desenvolvimento econômico local.   

Sobre o projeto Serra Catarinense   

O Projeto Serra Catarinense foi entregue em outubro de 2024 e envolveu a construção de mais de 221 km de gasoduto, com um investimento de mais de R$ 350 milhões. Durante os 14 anos de planejamento e execução, a SCGÁS enfrentou desafios técnicos, como a travessia de rios e a superação de terrenos rochosos, sempre mantendo o compromisso com o meio ambiente e a sustentabilidade. O projeto foi um dos maiores de infraestrutura de rede de distribuição de gás natural do Brasil.

Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS

(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915

gemac@scgas.com.br