0800 048 5050 Fale Conosco

Geração e cogeração de energia

Geração e Cogeração de Energia

A geração de energia elétrica próxima aos consumidores recebe o nome de geração distribuída. Com ela, empresas de todos os segmentos têm acesso a mais uma solução energética com Gás Natural que, além de garantir o suprimento de energia elétrica do estabelecimento, impacta de maneira decisiva na eficiência do uso da energia e no seu custo final, gerando um importante diferencial competitivo.  

O Gás Natural pode ser utilizado na geração de energia elétrica, bem como na cogeração de energia. Na cogeração, parte do calor proveniente da combustão é aproveitado para atender utilidades térmicas, aumentando assim a eficiência energética do processo. 

A parceria da SCGÁS não se limita ao fornecimento do combustível a preços competitivos. Através de seus engenheiros técnicos e comerciais, a SCGÁS presta apoio na concepção da melhor solução para cada cliente. 


Geração de energia

Atualmente, em Santa Catarina, a faixa de horário das 18h30 às 21h30, nos dias úteis, é considerada horário de ponta, onde o custo de energia elétrica aumenta consideravelmente. Produzir a própria energia através de geradores movidos a Gás Natural proporciona uma importante redução de custos neste período.

Além disso, o gerador a Gás Natural pode ser usado para garantir o funcionamento das operações das empresas em caso de falha no fornecimento de energia elétrica convencional.  

benefícios

  • Grande redução de custo no horário de ponta em que a energia elétrica é mais cara (3 horas de segunda a sexta-feira, exceto feriados) - uso de grupos geradores e geração bicombustível.
  • Geração de energia em caso de emergência, - back up contra a falta de abastecimento por parte da concessionária de energia.
  • A solução através de grupo gerador permite, no futuro, a migração para um sistema de cogeração e a possibilidade de paralelismo com o grid elétrico, aumentando a confiabilidade para o empreendimento.

Gerador a Gás Natural X Gerador Diesel

Gás Natural

Diesel

Menor Custo Operacional

Maior Custo Operacional

Overhaul: entre 48.000 e 60.000 horas de operação

Overhaul: entre 12.000 e 15.000 horas de operação

Combustível limpo - maior facilidade de licenciamento ambiental e sem necessidade de limpeza de gases. Pode demandar sistema para limpeza de gases de exaustão

Pode demandar sistema para limpeza de gases de exaustão

Não necessita de estocagem

Necessita de uma área grande de estocagem

Abastecimento contínuo

Necessita de abastecimento frequentemente

Custo inicial de aquisição maior

Custo inicial de aquisição menor



Geração Bicombustível

A geração bicombustível é uma opção mais em conta para quem não deseja se desfazer de seu gerador a diesel e, ao mesmo tempo, precisa reduzir os custos com o combustível do gerador, o custo operacional e a emissão de poluentes.

Além disso, ao substituir boa parte do diesel consumido pelo gerador, o cliente diminui sensivelmente a necessidade de reabastecimento do tanque e também o tráfego de caminhões de reabastecimento em seu pátio e nas ruas da sua cidade.

Os equipamentos destinados à geração bicombustível habilitam os motores a diesel e óleo combustível a operar substituindo até 70% dos combustíveis líquidos por gás natural. A instalação do kit é feita sem nenhuma modificação no motor. Os kits possuem sensores de pressão, temperatura e vibração, que garantem o bom funcionamento do motor tanto no consumo de 100% diesel quanto em bicombustível.  


Cogeração

O conceito de eficiência energética busca o melhor aproveitamento do uso da energia em um sistema. Quanto menor a perda, seu uso se torna mais racional e, consequentemente, mais eficiente energeticamente.

Nos processos convencionais de transformação da energia fóssil em energia elétrica, por mais eficiente que seja o processo, a maior parte da energia é transformada em calor e perdida para o meio ambiente. Da mesma forma nos processos convencionais de produção de energia térmica (vapor ou água quente) , parte da energia contida no combustível também é perdida.

A cogeração consiste na produção simultânea de energia térmica e elétrica a partir do Gás Natural, possibilitando aproveitar o calor antes perdido, para a produção de energia térmica. O calor pode ser aproveitado sob a forma de vapor, água quente e/ou fria (trigeração), para aplicações secundárias, que podem ou não estar ligadas ao processo principal.  



Benefícios da cogeração

  • Autossuficiência energética: a rede elétrica se transforma em back up.
  • Maior eficiência no processo de produção de energia.
  • Maior qualidade da energia gerada.
  • Produção junto ao consumo, diminuindo perdas de transmissão e transporte.
  • Aproveitamento de subprodutos energéticos, utilizados em outras aplicações.

AR CONDICIONADO A GÁS NATURAL

  • Redução no consumo de energia elétrica dos equipamentos de ar-condicionado em até 91%.
  • Produção simultânea de água quente.
  • Operação com baixo nível de ruído e de vibração em comparação aos convencionais elétricos.
  • Redução da demanda de energia elétrica, possibilitando aquisição de geradores de energia elétrica de menor porte que podem manter inclusive o sistema de ar condicionado a gás operando na falta de energia elétrica.
  • Operam com fluido refrigerante ecológico.
  • Sistema modular.
  • Baixo custo de operação e manutenção em relação aos sistemas convencionais.
  • Instalação similar aos equipamentos elétricos.
  • Menor investimento em instalações elétricas, como em cabine primária, cabeamento, disjuntor e gerador, devido ao deslocamento de demanda.

TGG - Industrial - QMP 90%

Margem bruta (""ex-tributos"")

Faixa de Consumo Diário (m³/dia) R$/m³
0 a 10.000 0,2019
10.001 a 90.000 0,1240
90.001 a 200.000 0,0985
Maior que 200.000 0,0985

Nota:

A tarifa é composta pela parcela da “Margem Bruta” acrescida da (Parcela do Gás) + (Tributos). A parcela do Gás “sem tributos"; será atualizada periodicamente conforme previsto nos contratos com os clientes, com a adição de uma “parcela de ajuste” quando for o caso. Condições Gerais: Poder Calorífico de Referência (PCR) de 9.400 kcal/m³; pressão de 1.033 kgf/cm² e temperatura de 20ºC. PIS/CONFINS e ICMS, sujeito a alterações em caso de alteração da legislação.Tarifa vigente a partir de 05/09/2019.


Entre em contato para mais informações.
Solicite uma visita de nossa equipe.
Ligue 0800 048 5050