0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Atualização da projeção do custo de Gás Natural referente ao mês de janeiro

A projeção do custo do Gás Natural com referência ao mês de janeiro de 2021 está atualizada no site da SCGÁS. A nova projeção pode ser conferida por meio deste link, que especifica o potencial repasse dos custos da molécula e do transporte às tarifas, além dos efeitos esperados por segmento até o mês de dezembro do atual exercício.

Conforme mostra a projeção, o preço do gás pago pela SCGÁS em janeiro apresentou estabilidade em relação ao mês anterior. A sinalização de alta no primeiro semestre de 2021 já era esperada e está associada à projeção da taxa de câmbio do dólar e do barril de petróleo tipo “brent”, que tem o preço do barril em forte reação desde o segundo semestre do ano passado, no período pós-pandemia.

Em Santa Catarina, a tarifa de Gás Natural sofre duas alterações ordinárias, em janeiro e julho. Atualmente, a tarifa é composta pelo custo e transporte do gás, tributos sobre as vendas (ICMS estadual e PIS/COFINS federal) e margem bruta de distribuição. 

A disponibilidade da projeção mensal do principal custo que compõe as tarifas reguladas e praticadas pela SCGÁS ao mercado é uma ferramenta de transparência que tem como principal objetivo auxiliar os consumidores no planejamento das suas atividades produtivas.
 




Assuntos relacionados