0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Crianças são os principais atores no Projeto Comunidade do Brincar

Cocriar com crianças e a sociedade local e iniciar a implementação de uma comunidade de brincar no bairro da Guarda Margem Esquerda, em Tubarão é o objetivo principal do projeto Comunidade do Brincar promovido pelo instituto Aliança Urbana com o apoio da SCGÁS. O projeto, que foi um dos vencedores do edital promovido pela Companhia no último ano, foi apresentado à comunidade local na última quarta-feira (12), na escola de Educação Básica Santo Anjo da Guarda.

Na primeira etapa do projeto, cerca de 50 crianças do primeiro ao quinto ano foram caminhando da escola até a estação de recebimento de Gás Natural acompanhadas por professores e imaginando espaços que poderiam ter melhoria. Essas ideias, que mostravam espaços de brincar, ruas mais coloridas e inclusivas para as crianças, foram traduzidas em forma de desenho e compartilhadas.

“Por meio deste projeto, queremos que o bairro tenha espaços e rotas do brincar, onde as crianças possam conviver, se divertir e se desenvolver. Além de brincar em de suas casas e na escola, novas oportunidades para a realização de brincadeiras serão criadas no espaço público. Acreditamos que o desenvolvimento a partir de atividades lúdicas e da convivência em grupos livres e em locais abertos são fundamentais pra elas”, explica Marcus Fuchs, Diretor do Instituto Aliança Urbana.

Além das rotas de brincar entre o caminho da escola e a estação de recebimento de Gás Natural da localidade, o projeto irá promover sustentabilidade e segurança para a comunidade.

As ideias, que tiveram as crianças como protagonistas, foram apresentadas para lideranças e membros da comunidade, que puderam debater, levar suas demandas e também propor melhorias em um movimento da escuta, que será constante nos próximos meses. Além da implementação do projeto, as próximas etapas buscam sistematizar a experiência para servir de referência para outras comunidades em Tubarão e Santa Catarina.

Sebastião Mendes Cardoso, Diretor da Escola Santo Anjo da Guarda, destaca a importância do projeto para as crianças. “O projeto vai influenciar o trajeto das crianças até a escola, isso, com certeza, vai repercutir no desempenho deles na escola. Por isso que a escola se tornou parceira e quer trabalhar junto com toda equipe, porque trará inúmeros benefícios pra nós”.


Atuação Social da SCGÁS

Em 2021, pela primeira vez, a SCGÁS realizou chamamento público para contratação de projetos sociais com recursos próprios, para atuação em cidades atendidas pela rede de Gás Natural, após a aprovação de uma norma interna que passou a destinar 0,25% da margem bruta para contratação de projetos. O edital também selecionou projeto que será realizado na comunidade lindeira de Gaspar.

Coordenador do Comitê de Projetos Sociais e gerente de marketing e comunicação da SCGÁS, Leonardo Estrella, comemora as ações: “Através desses projetos, a SCGÁS consolida iniciativas que nasceram da inspiração acadêmica que buscou metodologias adequadas de intervenção e envolvimento com comunidades locais, que possuem desafios a serem enfrentados em seus espaços de vida. Compreender e atender as comunidades vizinhas aos equipamentos de operação da Companhia é mais uma forma da empresa contribuir com o desenvolvimento sustentável, indo além dos destacados reflexos econômicos e sociais já positivos promovidos pelo gás natural em Santa Catarina”.



Assuntos relacionados