0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

Estudo catarinense sobre eficiência energética é tema em congresso nacional

A pesquisa “Melhoria de Eficiência Energética em Fornos a Rolo de Processo Cerâmico por Meio de Ajustes da Relação Ar/Combustível na Zona de Queima” foi selecionada para compor a programação da XIII edição do Congresso Brasileiro de Planejamento Energético (CBPE). Os autores são Antônio Rogério Machado Júnior, Inayê Pessoa Braga Nesi e Leonardo Vieira, colaboradores da Gerência de Tecnologia de Gás da SCGÁS, com a participação do docente Agenor De Noni Júnior e do acadêmico Diego Simão Gonçalves, do Laboratório de Energia e Meio Ambiente (LEMA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O estudo tem como objetivo otimizar a combustão de gás natural em fornos cerâmicos a rolo, a partir de um diagnóstico de eficiência energética e de ajustes na proporção ar/combustível nos queimadores. Além de expor a metodologia utilizada no projeto, o resumo de artigo também apresenta os resultados de aproximadamente dois meses de testes. 

O XIII CBPE é um evento promovido pela Sociedade Brasileira de Planejamento Energético - SBPE e ocorrerá no período entre 24, 25 e 26 de agosto, de forma híbrida. Trazendo mesas de debate em cinco polos estaduais, o congresso segue a temática de 2022: “Os desafios do Planejamento Energético”

Participam do evento os profissionais ligados ao setor energético, além de estudantes de graduação, mestrado e doutorado. Os trabalhos expostos são previamente selecionados para apresentação por um Comitê Científico e, além de serem incluídos na programação do congresso, também serão publicados em edição especial da RBE - Revista Brasileira de Energia.

Saiba mais em www.xiiicbpe.com.br.




Assuntos relacionados