0800 048 5050 Fale Conosco

Notícias

GNV é a opção mais econômica em Santa Catarina desde 2001

O GNV (Gás Natural Veicular) é historicamente o combustível mais econômico para os motoristas catarinenses. Segundo cálculo realizado pela SCGÁS com base nos dados da Associação Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no mês de maio o produto apresentou vantagem de 47% em relação à gasolina e de 58% quando comparado ao etanol. A frota catarinense de GNV conta com quase 112 mil usuários. De dezembro a junho, 1.714 usuários realizaram a adequação de seus veículos para uso do GNV, segundo dados do Denatran. Nos últimos quatro anos, a frota catarinense ganhou quase 18 mil novos usuários, o que representa um crescimento de 16%.


Com o maior número de usuários, o consumo do insumo também cresceu no Estado. Desde 2017, a SCGÁS contabiliza crescimento de 22% no volume comercializado. 
Em maio, por exemplo, foram comercializados mais de 337 mil m³ por dia de GNV. O resultado é o maior do ano e o melhor desde março de 2020, mês do início da pandemia no Brasil quando houve forte queda no consumo.

Entre as vantagens, diferentemente dos combustíveis líquidos que variam quase que mensalmente, a tarifa do GNV praticada pela concessionária aos postos é regulada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos em Santa Catarina (ARESC) e os reajustes acontecem apenas duas vezes ao ano, em janeiro e julho. Em 2021, por exemplo, o preço da gasolina variou seis vezes e atingiu patamares históricos de preços que vem assustando os consumidores - o preço por litro se aproximou de R$ 6 nesta semana no Estado.

Cada vez mais motoristas estão adaptando seus veículos e economizando com o GNV. Isso se deve a competitividade histórica do produto, o fenômeno do transporte por aplicativos, e também pela segurança regulatória que nos permite expandir cada vez mais ampliar a oferta do produto”, cita Willian Anderson Lehmkuhl, Diretor Presidente da SCGÁS.  

O primeiro posto a fornecer GNV em Santa Catarina começou a operar em 2001, em Jaraguá do Sul. Atualmente, são 138 postos de abastecimento por GNV e GNC (Gás Natural Comprimido). O combustível é utilizado, principalmente, por motoristas de aplicativos, taxistas e representantes comerciais, que rodam vários quilômetros diariamente, fruto das suas atividades profissionais.

O Estado detém o terceiro mercado do GNV do país, e tem postos que ofertam o produto nas regiões Sul, Norte, Serra Catarinense, Planalto Norte e Grande Florianópolis. A maior parte da frota, 28%, encontra-se na Região Sul do Estado, seguida pela Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. Nessas regiões também estão localizados a maior parte dos postos que ofertam o produto. 

O programa de investimentos da SCGÁS prevê a ampliação da rede de postos de abastecimento no Estado de Santa Catarina para os próximos anos, aumentando ainda mais a oferta do GNV e trazendo mais alternativas de abastecimento aos usuários. No início do mês iniciamos abastecimento de um Posto em Pouso Redondo, o mais distante da região litorânea que está interligado à rede, fruto das obras de ampliação do Projeto Serra”, afirma Rafael Barreto Nicolazzi gerente comercial da distribuidora.

Focado na interiorização da oferta, o maior pacote de obras da história da SCGÁS prevê a conexão de 25 novos postos até 2025, um crescimento próximo de 20%. 



Assuntos relacionados