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Frotas pesadas a gás impulsionam a descarbonização do transporte em Santa Catarina

A SCGÁS atua como agente indutor da transição energética em Santa Catarina, promovendo o uso do gás natural como uma alternativa mais limpa e eficiente aos combustíveis fósseis tradicionais. Um dos focos estratégicos da companhia é o segmento de frotas pesadas, como caminhões e ônibus, reconhecido pelo alto potencial de redução de emissões de gases de efeito estufa, sobretudo no transporte de cargas e passageiros, setores que concentram grande parte das emissões no estado.

De acordo com Rafael Nicolazzi, gerente comercial industrial e veicular da SCGÁS, ao estimular o uso de veículos movidos a gás natural, a empresa contribui diretamente para as políticas estaduais de sustentabilidade e amplia o mercado consumidor do energético, potencializando o volume distribuído pela rede.

A opção pelo gás natural oferece benefícios diretos para transportadoras e empresas do setor. Entre as principais vantagens estão a economia de combustível, que pode ultrapassar 20% em relação ao diesel, a maior estabilidade de preço, menor volatilidade cambial e previsibilidade tributária. 

Os caminhões movidos a GNV reduzem em até 85% a emissão de óxidos de nitrogênio (NOx) e 85% materiais particulados (MP), principais responsáveis pela poluição do ar em áreas urbanas. O GNV também contribui para a redução de até 25% nas emissões de CO2, e esse percentual pode chegar a 85% com o uso de biometano, proporcionando uma redução sensível na emissão do dióxido de carbono (CO2) que é o principal causador do efeito estufa (GEE), responsável pelo aquecimento global do planeta.

Do ponto de vista logístico, a infraestrutura de abastecimento para frotas pesadas está em expansão no Brasil, com destaque para os chamados Corredores Azuis, rotas estratégicas com postos de abastecimento de gás ao longo das principais rodovias das regiões Sul e Sudeste, que concentram os maiores polos logísticos do país. “Esse avanço garante previsibilidade e segurança operacional para transportadoras que adotam essa tecnologia, além de fortalecer a reputação sustentável das empresas junto a políticas ESG”, destaca Nicolazzi.

Santa Catarina já conta com exemplos pioneiros

No estado, diversas empresas e transportadoras de grande porte já adotaram veículos pesados a gás, operando em circuitos logísticos regulares com resultados positivos em termos de economia e desempenho. Grandes indústrias, comprometidas com a redução das emissões de carbono, também vêem na adoção de caminhões a gás uma oportunidade de avançar em suas metas de sustentabilidade em parceria com transportadoras.

Santa Catarina já conta com 62 postos em rodovias, sendo 20 deles estruturados para abastecer caminhões a GNV em corredores estratégicos. Para ampliar o atendimento ao segmento de transporte pesado, a SCGÁS lançou recentemente um novo segmento tarifário específico para frotas. A modalidade permite que transportadoras e operadores logísticos instalem pontos de abastecimento de GNV diretamente em suas garagens, otimizando a operação, reduzindo custos e contribuindo ainda mais para a descarbonização do transporte.

“Acreditamos que o segmento de frotas pesadas a gás é um pilar fundamental para viabilizar uma matriz energética mais limpa e competitiva em Santa Catarina, alinhada às melhores práticas ESG e à sustentabilidade que o mercado exige”, reforça Rafael Nicolazzi. Atualmente, 56 caminhões movidos a GNV estão registrados em Santa Catarina e 1.463 no Brasil, de acordo com os dados da Secretaria Nacional de Trânsito - SENATRAN. A expectativa é de que esse número cresça, à medida que transportadoras adotam soluções mais sustentáveis e competitivas.

De acordo com Ronaldo Macedo Lopes, engenheiro da Gerência Comercial Industrial e Veicular da SCGÁS, a companhia tem investido em ações coordenadas para fomentar o uso do GNV. “A estruturação dos Corredores Azuis em Santa Catarina foi baseada em estudo técnico realizado com o mapeamento das rodovias de maior circulação de caminhões pesados. A meta da companhia é garantir infraestrutura eficiente ao longo das principais vias de escoamento da produção estadual e do intenso fluxo de transporte de cargas interestadual com o foco da região sudeste do país (SP), com prioridade às BRs 101, 116, 280, 282 e 470”, afirma.

“Dentre os objetivos da SCGÁS está a expansão de operações com a oferta de postos de alta vazão em locais estratégicos, garantindo um abastecimento eficiente e contínuo de GNV nos corredores que conectam o intenso fluxo de veículos pesados. Com a instalação de novos postos de abastecimento em alta vazão, buscamos atender de forma ainda mais eficaz as demandas das frotas pesadas, proporcionando maior agilidade e eficiência no abastecimento”, destaca o engenheiro Ronaldo Macedo Lopes.

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