No dia 6 de abril a SCGÁS atingiu a maioridade na distribuição do Gás Natural em Santa Catarina. Completamos 21 anos fornecendo o insumo às indústrias, comércios, residências e postos de combustíveis. Mas esta história iniciou muito antes dos anos 2000 e a articulação do setor produtivo para trazer o Gasbol ao Estado foi o marco essencial.
Em seu projeto original, o gasoduto que traz Gás Natural da Bolívia até o Brasil atenderia apenas Rio de Janeiro e São Paulo. Entretanto, as indústrias catarinenses se articularam nacionalmente e ajudaram a convencer as autoridades a implantar a infraestrutura de abastecimento. Foi criada a Infragás, hoje nossa acionista, e principal responsável pelo sul brasileiro ter essa opção energética.
O primeiro cliente atendido com Gás Natural foi a Döhler, de Joinville, indústria de quase 140 anos que faz parte da história da industrialização catarinense. Afinal, a pujança das nossas indústrias iniciou com a chegada de diversos imigrantes, que se estabeleceram principalmente no Vale do Itajaí e Norte Catarinense. Ao longo dos anos, algumas características históricas e demográficas ditaram a diversificação regional deste ramo produtivo. Nós não medimos esforços e, por isso, somos parte do desenvolvimento dessa história.
Fornecemos Gás Natural para 318 indústrias, incluindo grandes marcas exportadoras. São setores como o cerâmico, têxtil, papeleiro, de vidros e cristais e o metal-mecânico, que representam 50% do PIB industrial catarinense. Também implantamos mais de 1.260 km de rede, atendemos 16 mil residências, mais de 650 comércios e mais de 110 mil usuários de GNV. Por esse caminho, percorremos também 65 cidades, consolidando Santa Catarina como o segundo estado do Brasil com mais cidades abastecidas com Gás Natural.
Nesse momento que deixamos a juventude, executamos o maior pacote de obras da nossa história. Até 2025, vamos chegar a 80 cidades, 440 indústrias, mais de 34 mil novas residências, 160 postos e mais de mil comércios. No primeiro ano como concessionária pública concentramos esforços para abastecer os principais ramos industriais. Agora, vamos acelerar o processo de interiorização e atender cada vez mais bairros e empreendimentos, contribuindo com um melhor e novo urbanismo. Afinal, o Gás Natural é sinônimo de sustentabilidade e a ponte principal para a energia renovável.