A SCGÁS participou de um encontro em Canoinhas com lideranças locais e potenciais clientes, para apresentar o Projeto Planalto Norte, que faz parte dos projetos de interiorização do gás natural da companhia. O evento, realizado na última terça-feira (26), reuniu representantes da Prefeitura de Canoinhas, ACIC, SICOS, FIESC, FACISC e ARESC, além da diretoria e gerentes da companhia, que detalharam os investimentos previstos para a região.
Durante o encontro foi apresentado o projeto de uma Rede Local na região, que prevê investimento de R$ 23 milhões, extensão de 17 km e volume potencial de 86,5 mil m³/dia. Também foi apresentada a fase futura de interligação da rede ao sistema principal, estimada em R$ 169 milhões e 100 km de extensão. O avanço do projeto depende agora da adesão das empresas âncoras da região, que serão fundamentais para viabilizar a infraestrutura.
A SCGÁS explicou as alternativas para levar o gás natural ao município no curto prazo, que incluem a implantação da rede local, o uso de GNC (Gás Natural Comprimido) ou GNL (Gás Natural Liquefeito) e, ainda, a possibilidade de parcerias com produtores de biometano na região. No futuro, após a implantação da rede local, o próximo passo seria a conexão direta ao gasoduto, atualmente em operação até Rio Negrinho.
Outro ponto abordado foi a recente redução tarifária do gás natural para a indústria, que aumenta a competitividade do insumo frente a outros energéticos e pode estimular a adesão de novos consumidores. O gás natural teve uma redução de mais de 20% na sua tarifa média para o segmento industrial nos últimos 2 anos, e segue com esta tendência para o próximo ano, conforme projeções atuais.
Além disso, foram apresentadas as diversas aplicações do gás natural, que vão do setor comercial em restaurantes, hotéis, padarias, lavanderias, hospitais e escolas ao industrial, em processos como caldeiras, fornos, cogeração de energia elétrica e uso como matéria-prima. O biometano, como energia renovável, também foi destaque, com potencial para frotas e indústrias, contribuindo para a gestão de resíduos e a redução de emissões. A utilização do gás natural também em Frotas Pesadas, gerando economia na cadeia logística, e reduzindo emissões de gás carbônico e particulados, frente ao diesel.
As lideranças presentes reforçaram a importância do projeto para a competitividade industrial, atração de novos negócios e desenvolvimento sustentável do Planalto Norte. O aproveitamento estratégico do biometano foi apontado como diferencial para impulsionar a economia circular e apoiar os objetivos de descarbonização no Estado.
Gerência de Marketing e Comunicação – SCGÁS
(48) 3229-1112 / (48) 99922-8915
gemac@scgas.com.br